A proposta de Reggio Emília possui uma metodologia inovadora em termos de educação e coloca o aluno como um protagonista, que aprende e ensina ao mesmo tempo. Destaca Rinaldi (2018):

A experiência pedagógica de Reggio Emília é uma história que vem perpassando mais de quarenta anos e que pode ser descrita como um experimento pedagógico em toda uma comunidade. Como tal, ela é única; até onde temos conhecimento, jamais houve algo assim antes (RINALDI, 2018, p.23).

Há assim o desejo de colocar estas experiências em prática, fazendo com que estas ideias possam ser expandidas. Se em Reggio Emília foi algo único e trouxe resultados relevantes, por que não se pode engajar em tal prática, almejando os mesmos resultados ou senão similares em nossas escolas?

A metodologia Reggio Emília, contribui para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, assim como possibilita aos envolvidos nesse processo uma reflexão acerca de sua prática para que se sintam capazes de inovar sempre que necessário.

Rinaldi (2018), a pedagoga e gestora que vivenciou a metodologia Reggio Emília afirma:

Uma das razões do vigor e da longevidade de Reggio tem sido a disposição para ultrapassar limites, decorrente de uma curiosidade infinita e do desejo de criar novas perspectivas. Os educadores de Reggio reuniram teorias e conceitos de diversos campos diferentes, não apenas da educação, mas também da filosofia, da arquitetura, da ciência, da literatura e da comunidade visual. Eles relacionaram seu trabalho a uma análise do mundo mais amplo e de seus contínuos processos de mudança (RINALDI, 2018, p. 24).

As experiências de Reggio Emília, esse seu contexto histórico e social ao longo das últimas décadas o estabeleceu um novo marco para a educação infantil sob uma nova filosofia acerca da criança e da infância, a qual vê na criança o protagonista de todo o processo, como agente mediador e potencializador de suas habilidades e competências. Esta forma de enxergar a criança demonstra a sua particularidade no processo, em que não se trata de um ser passivo, mas sim ativo, em que são respeitadas todas suas potencialidades, explorando-as através das mais diversas linguagens, as quais incluem aspectos expressivos, cognitivos, comunicativos; sua imaginação, sua simbologia, cultura, metáforas, tudo o que interfere direta e/ou indiretamente em seu processo de formação. Neste processo, o diálogo e a interação são essenciais, uma vez que envolvem os elementos que trazem informações as quais serão processadas, adaptadas e transformadas conforme o necessário.

Esta pesquisa foi fundamentada teoricamente em autores como Loris Malaguzzi (1999), Gandini (2002), Rinaldi (2018), Vecchi (2017), entre outros. Foi feita uma revisão histórica acerca do processo pedagógico da Educação Infantil, os métodos utilizados. Foi também explanada sobre a vida de Loris Malaguzzi, sua metodologia; e sobre o que é o protagonismo Infantil. Também foram utilizadas análises e avaliações de livros e artigos, a fim de dar subsídios acerca do tema proposto.

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